09 novembro, 2011

Postado por Renata Delmondes
Quem já ouviu falar em ph de shampoo? Shampoo com ph neutro? Shampoo com ph baixo?
Mas como é que o ph do shampoo nosso-de-cada-dia interfere na saúde dos nossos fios? Eis a questão do post de hoje.

O ph nada mais é do que o índice que indica acidez, neutralidade ou alcalinidade, de modo geral, uma substância será ácida se tiver ph igual ou inferior a 6, se ela for neutra terá ph igual a 7 e se for básica terá ph igual ou superior a 8.

Então quando dizemos que um shampoo tem ph baixo quer dizer que ele é ácido.

Na realidade, existem muitas variedades de shampoos para diversas funcionalidades. Existem os que são indicados para cabelos oleosos, os que são indicados para cabelos com química, os anti-resíduos, etc. E cada um tem um ph diferente, porque o ph interfere no resultado final da lavagem.

O ph interfere no resultado final? Como Assim?

Primeiro vamos entender sobre o ph do cabelo.
O ph do cabelo gira em torno de 4,5; logo, ele é ácido, então de uma forma simples posso explicar que quanto mais alto é o ph, mais ele abre as cutículas do cabelo e maior é o seu poder de limpeza profunda.
Alguma vez você já reparou que ao usar um shampoo de limpeza profunda (antí-resíduo) você tem uma dificuldade na hora de desembaraçar os cabelos? Isso acontece porque o shampoo, por ter um ph mais alto, abre as cutículas para uma maior limpeza e isso  faz com que as cutículas dos fios fiquem se atritando.

O contrário acontece quando você usa um shampoo com ph mais baixo, os fios não se atritam e a sensação que se tem é que o shampoo é hidratante.

Então qual escolher, ph alto ou baixo?

Ai vai depender. Depender do que você está fazendo e a finalidade do que está fazendo.
Se você quer fazer uma power hidratação, você deve lavar com um shampoo que abra as cutículas do fio para que as substâncias da máscara de hidratação penetrem no cabelo. Mas tome cuidado, o uso demasiado de shampoo com ph alto pode ser o principal responsável pelo aparecimento de pontas duplas.
Agora se você fez uma química, ou está com o cabelo muito danificado é melhor usar um shampoo com ph baixo para que você não  maltrate ainda mais o que já está necessitando de cuidados, mas vale ressaltar que o ph do shampoo nunca deve ser menor que 2,5.

Então como eu vou fazer pra conseguir comprar?

Eis uma questão inquietante, pois as marcas vendidas em supermercados raramente têm essa informação. Eu sugiro que você fique atenta aos sinais que seu cabelo dá e prefira sempre comprar produtos destinados para o seu cabelo. Na dúvida procure orientação de um profissional de confiança pois ele pode te dizer qual linha pode te ajudar e o que você pode ou não pode usar.


Espero ter ajudado. Bjos

Postado por Renata Delmondes On 18:29 Seja o primeiro a comentar

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sua duvida ou sugestão, se possível com nome e e-mail, assim posso respondê-la individualmente.Obrigado pela visita.

Postagens populares

visitantes

    Maquiagem

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...